Uma história de amor: Petit Gateau

Petit gateau do restaurante francês na Barra da Tijuca Flambée

Você sabia que o petit gâteau surgiu de um erro? Pode acreditar. A tradicional sobremesa, que não pode faltar nos cardápios dos restaurantes, é de origem norte-americana, mais precisamente da década de 80, e surgiu a partir de uma receita que não foi bem executada.

Dizem por aí que um auxiliar de cozinheiro errou na temperatura do forno, fazendo com que a massa ficasse crocante por fora e com o recheio cremoso, quando na verdade era para a textura ficar de uma única forma. E não é que deu certo? Quem é que não ama esse delicioso bolinho que se desmancha na boca e tem um recheio dos deuses? Quando vem acompanhado de sorvete então, hmmm, nem se fala!

A mistura do quente com o gelado e do meio amargo com o doce é espetacular! A receita tradicional é elaborada com um bolinho de chocolate meio amargo e uma bola de sorvete de creme. Os restaurantes mais ousados colocam ainda algumas frutas, castanhas, tudo para deixar a sobremesa ainda melhor.

Os diferentes tipos de Petit Gateau

Hoje em dia também existem diferentes sabores do petit gâteau, como doce de leite, limão, goiabada, laranja, chocolate branco, café e até mesmo os salgados. Muito legal, não é mesmo? Segundo Maria Marta, chef do Flambée, restaurante francês na Barra da Tijuca, o petit gateau é uma sobremesa clássica que precisa estar em qualquer cardápio, pois agrada a praticamente todos os paladares. Apesar de ser um doce norte-americano, também há uma versão francesa, que é servida no restaurante Flambée.

A sobremesa chegou às mesas brasileiras em 1996, quando o francês Erick Jacquin a serviu no restaurante em que era chef de cozinha, em São Paulo. Desde então, se tornou um grande sucesso. O cozinheiro conta ainda que na França existem bolinhos similares ao petit gâteau, que são o moelleux e o fondant. Ambos são bolos de chocolates “mal passados”, firmes por fora e cremosos por dentro.

Se você mora no Rio de Janeiro e ficou morrendo de vontade de comer um petit gâteau, passe no Flambée! O restaurante fica na Avenida Olegário Maciel, 135, loja G, na Barra da Tijuca. O telefone para reservas aos fins de semana é: 2495-3520.

Diretório Gastronômico:
Artigos · Gastronomia