Saiba como preparar o Filé Wellington

Beef Wellington

O famoso filé Wellington não é conhecido somente pelo seu sabor diferenciado e delicioso, mas também pela sua origem. Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington, modificou o modelo das suas botas para uma mais curta e quadrada para ter mais conforto durante a guerra. Esse é um dos motivos pelo o qual o tradicional filé Wellington tem esse nome, pois tem mesma forma da bota e por Arthur ser o primeiro duque de Wellington.
Aprenda a fazer este delicioso prato para quatro pessoas, com a receita enviada pela chef Marta Fragozo, da Flambée Tropical:

  • 800g filé mignon
  • 800g cogumelos frescos
  • 8 fatias de presunto de Parma
  • Mostarda Dijon, o suficiente para cobrir o filé
  • 400g de massa folhada
  • 4 gemas de ovo
  • 2 dentes de alho, espremidos
  • 1 punhado de tomilho fresco
  • Sal e pimenta
  • Azeite de oliva

1. Pré aqueça o forno a 200C.

2. Limpe o filé. Tempere com sal e pimenta e doure todos os lados em uma frigideira com óleo quente para selar a carne criando uma fina crosta. Retire da panela e cubra com a mostarda Dijon com a peça ainda quente e deixe esfriar.

3. Corte os cogumelos e coloque junto com o alho em um processador até formar um purê. Aqueça a mistura em uma frigideira deixando evaporar toda água. Quando secar, adicione o tomilho, misture e reserve deixando esfriar.

4. Desenrole o filme plástico em uma superfície lisa e cubra com o presunto de Parma. Espalhe a pasta de cogumelo por cima do presunto, fazendo uma fina camada homogênea.
5. Enrole o presunto de Parma sobre o filé formando um cilindro. Enrole o filme bem apertado tirando todo o ar e depois enrole o filme plástico das pontas e refrigere por 20 minutos.

6. Desenrole a massa folhada finamente sobre uma superfície lisa para que fique de um tamanho que possa cobrir a sua carne. Retire a carne do filme plástico. Coloque no meio da massa aberta. Pincele as bordas da massa com a gema de ovo batida e enrole-a sobre a carne de forma a formar um novo cilindro. Corte o excesso da massa das extremidades e dobre de forma a preencher os lados da carne.
7. Pincele toda a massa com a gema de ovo batida e refrigere novamente na geladeira por 5 minutos para firmar e coloquei para assar no forno a 200C por 30 – 40 minutos dependendo do ponto que você quiser. Eu gosto da minha malpassada por dentro e tiro assim que a massa folhada estiver dourada. Descanse a carne 8 -10 minutos antes de servir para que ela não fique sangrenta.

Diretório Gastronômico:
Gastronomia