Por que brasileiro gosta tanto de feijoada?

A verdadeira feijoada brasileira

A mistura do arroz com o feijão já é parte da identidade brasileira, não é mesmo? Mas por que a feijoada é tão querida por todos? Uma das possibilidades é que o povo brasileiro, por ser festeiro por natureza, adora reunir sua turma para fazer festa e a feijoada é um prato que rende bastante, vide o ditado “bota água no feijão que tem mais gente chegando”.

A origem da feijoada, de acordo com a lenda popular, seria a herança dos escravos trazidos da África para o Brasil. Em princípio, os ingredientes não tão nobres como pés, orelhas, barriga e outras partes do porco seriam sobra da comida da “casa grande” (residência dos senhores de engenho). No entanto, historiadores e especialistas no assunto acreditam que o prato é uma adaptação de tantos outros comuns na culinária mediterrânea. Podemos encontrar exemplos do prato na culinária de países como França (cassoulet), Espanha (cozido madrilenho) e Itália (casseruola). A diferença que dá o toque da brasilidade seria o feijão preto, ingrediente que está na mesa de muitas famílias brasileiras.

Onde comer feijoada no Rio de Janeiro?

Deu vontade de saborear uma típica feijoada brasileira , com tudo que tem direito? O Flambée, restaurante francês na Barra da Tijuca , resolveu inovar seu menu e dedica o primeiro domingo de cada mês a essa iguaria das terras tupiniquins. Tem feijão com carne, couve à mineira, torresmo e tudo o que os brasileiros (e até os gringos) gostam. O restaurante ainda oferece no buffet a sobremesa e uma batidinha da casa.

Interessou-se pela feijoada com tempero francês? Entre em contato com o Flambée!
Restaurante Flambée
Buffet de feijoada: R$ 45 (por pessoa)
Av. Olegário Maciel, 135 (acesso pela Rua Júlio de Moura) – Loja G
Barra da Tijuca | Rio de Janeiro
Horário de funcionamento:
De terça a quinta, das 15h à 0h.
De sexta a sábado, das 12h à 1h.
Domingo, das 12h às 22h.
Telefone: (21) 2495-3520
E-mail: contato@flambee.com.br
Site: http://flambee.com.br/

Diretório Gastronômico:
Artigos · Gastronomia · Jornalismo e Gastronomia