As diferenças dos estabelecimentos gastronômicos de origem francesa

A gastronomia francesa é bastante diversificada e sofisticada, por isso existem termos específicos para definir o que aparentemente seria a mesma coisa. Se no Brasil padaria pode ser compreendido como um lugar em que se vendem pães, o mesmo termo pode se aplicar se no local também são comercializadas bebidas alcoólicas, por exemplo. Na França não é bem assim, e isso causa alguma confusão quando nomes como boulangerie, pâtisserie e brasserie são empregados em estabelecimentos ligados à gastronomia e culinária.

Uma pâtisserie é um local onde se comercializa, além de pães, doces, bolos e produtos de confeitaria. Na França, a coisa é tão séria que para o local receber o nome de pâtisserie, é necessário um profissional, o mâitre patissier, tal como nas farmácias daqui é exigida a presença de um farmacêutico para se permitir a venda de medicamentos.

Brasserie é o local conhecido como especializado em refeições simples e ambientes mais descontraídos e requintados. A palavra também significa cervejaria e nela servem-se os mesmos pratos diariamente, parecido com o nosso “Prato Feito”, ou PF.

Um tipo de estabelecimento parecido com a brasserie é a traiteur, ou tratoria, como se diz no Brasil. A diferença é que na traiteur a comida é preparada para ser consumida em outro local, portanto, não tem o mesmo charme de uma brasserie. Ambos diferenciam-se do que na França se chama de restauration, que é um local com serviço completo, ambiente e serviços sofisticados, onde as pessoas sentam-se enquanto degustam uma refeição preparada sob medida.

Como se percebe, é nas diferenças entre o que é ou não servido e o tipo de serviço que o francês reconhece seus estabelecimentos gastronômicos. A boulangerie, então, é o local especializado em pães, que pode desenvolver suas atividades junto com uma pâtisserie ou de forma independente.

Boulangerie no Rio de Janeiro

Um exemplo desse tipo de empreendimento, que conjuga pâtisserie e boulangerie é o restaurante A Propósito Food Service , na Tijuca, Zona Norte carioca. No local, são servidos diversos pães e produtos de confeitaria, com aquele ar de sofisticação encontrado nos melhores estabelecimentos franceses. O endereço é rua Felipe Camarão, 96, Tijuca, próximo ao Maracanã.

Diretório Gastronômico:
Gastronomia · Jornalismo e Gastronomia