Aprenda três receitas de saladas de verão

Saladas de verão

A boa alimentação deve ser praticada em qualquer estação do ano, mas o verão, época mais quente do ano, pede um reforço na atenção com o cardápio para ajudar a enfrentar as altas temperaturas. Comidas muito pesadas ou gordurosas podem causar mal-estar, que somado ao calor pode ser uma combinação perigosa. Por esse motivo, listamos algumas receitas de saladinhas que podem ser as queridinhas da temporada. Com o auxílio da chef de cozinha Maria Marta Fragoso, do restaurante Flambée, na Barra da Tijuca, elaboramos 3 saladas completas que valem por uma refeição.

De acordo com Maria Marta, para quem vai comer somente a salada é importante que ela venha acompanhada de uma proteína. “Nesse caso, para uma única refeição, é ideal que os vegetais e folhas venham acompanhados de uma carne ou queijo, que além do sabor fornecem os nutrientes para aguentarmos um dia escaldante de verão”, afirma a Chef.

Saladinhas de verão:

Chêvre Chaud – Essa é uma combinação francesa composta por salada verde temperada com molho alsaciano, tomate, cenoura ralada, ervas e torradinhas de pão francês com queijo de cabra gratinado. Por ser uma fonte de proteína, o queijo de cabra deixa a refeição completa, além de ser extremamente saboroso.

Salada Caesar – A tradicional salada Caesar é composta de frango em cubos, folhas de alface romana, croutons (pequenas torradinhas) e queijo parmesão ralado. Além disso, é acompanhada de um molho feito com mostarda, limão, queijo ralado e azeite à gosto. “No meu restaurante o molho é um pouco diferente, pois o queijo é mais concentrado, mas essa é a receita tradicional da Caesar”, afirma Marta.

Kani – Para sair do tradicional e incrementar o cardápio, o kani é uma boa opção. Faça uma salada composta por broto de feijão, alface crespa, kani, ovo de codorna, suco de tomate, além de sal, pimenta e azeite à gosto. Cozinhe o broto de feijão em 1 litro de água fervente por 3 minutos. Escorra e distribua em uma tigela junto com as folhas de alface lavadas. Adicione kani, ovo de codorna cozido e nozes, tempere com sal, azeite e salsa e regue com suco de tomate. Refeição leve que alimenta!

Além de muita água, o verão pede também calorias boas. Portanto, para quem quer enfrentar o calorão e ainda ter disposição, as saladas podem ser uma solução com muito sabor. Para quem quiser mais opções de pratos leves, o Flambée, restaurante francês na Barra da Tijuca, vai estrear o Menu de Verão, que promete oferecer opções refrescantes e deliciosas.

Diretório Gastronômico:
Artigos · Jornalismo e Gastronomia · Vegetarianas