Os benefícios dos grãos para a saúde

Os grãos são alimentos que estão, continuamente, em discussão, seja por adicionar ou limitar o consumo.

Pensando nisso, pare tudo o que você está fazendo e venha descobrir porque esses alimentos devem sim fazer parte do seu cardápio.

5 benefícios dos grãos para a saúde

Seja para estimular a queima de gorduras ou garantir melhores resultados físicos, a sua saúde vai agradecer.

Então, vamos lá?

– Melhoram o funcionamento intestinal:

Um dos destaques quando a temática são os benefícios dos grãos, é o funcionamento intestinal.

Para entender melhor, tudo o que você come precisa ser processado, terá parte absorvidas e, ao formar o bolo fecal, são dispensadas do corpo.

Na teoria é simples, mas na prática, milhares de pessoas sofrem todos os dias com dores e desconfortos abdominais, azia, má digestão ou mesmo prisão de ventre.

Ao consumir diariamente boas doses de grãos, como a linhaça e a chia, você melhorar a quantidade de fibras que são ingeridas.

Essas fibras, chamadas de insolúveis, atuam de maneira a compor o bolo fecal, melhorando a absorção de nutrientes e evitando a constipação.

Para quem tem o famoso intestino preguiçoso, o ideal é preferir sempre as versões integrais de grãos.

Ao mesmo tempo, sempre combine o consumo de grãos com água, o que melhora a atuação intestinal, reduz desconfortos e inchaço e garante a evacuação.

 

– Reduz a fome causando saciedade:

Os grãos, principalmente as versões integrais, costumam ser absorvidas mais lentamente no processo de digestão.

Devido a isso, o seu estômago fica cheio por mais tempo.

Senso assim, o seu metabolismo entender que ainda não está “vazio” e, como resultado, demora mais tempo para você sentir fome.

Além de controlar a quantidade de porções diárias que você ingere, os grãos garantem melhores resultados ao controlar a compulsão alimentar e até reduz o estresse.

Sendo um desafio para quem trabalha fora ou passa muito tempo ocioso, o consumo de grãos pode te ajudar a ficar longe da cozinha e a evitar os lanchinhos fora de hora.

– Auxilia na queima de gordura e perda de peso:

O momento aguardado chegou.

Afinal, perder peso está entre os desejos diários, que levam você a dietas que não funcionam e alimentos que não são saborosos.

Os grãos, principalmente integrais, auxiliam na queima de gordura por uma combinação de fatores, como a sensação de saciedade, melhora no funcionamento intestinal e quantidade de fibras e minerais ingeridos.

Todo o processo é simples: ao consumir grãos, você reduz a quantidade alimentar, evita a fome, reduz o bolo intestinal e contribui para um corpo menos inchaço.

Tudo isso, faz com que o seu metabolismo fique mais leve e fácil de funcionar, o que causa o aumento na queima de gordura.

Mais importante que isso, tudo acontece naturalmente.

Para melhores resultados, é essencial buscar orientação de um profissional, consumir água todos os dias e aliar os grãos a mudança de hábitos.

De qualquer maneira, é comum que você perceba a mudança no corpo logo na primeira semana que inclui os grãos no cardápio.

 

– Você vai ter mais energia:

Muitas pessoas percebem que, ao consumir grãos com regularidade, sentem mais disposição ou energia para o dia-a-dia, tornando as atividades menos cansativas.

Isso acontece e é um dos benefícios que você também pode garantir logo na primeira refeição.

Acontece que os grãos têm um tipo de carboidrato que funciona em longa duração e atua juntamente com lenta absorção.

Portanto, a queima de gordura acontece por mais tempo, ao longo do dia, já que os grãos demoram para serem absorvidos e, como resultado, é mais energia e disposição.

Logo, é comum que os grãos sirvam como boas opções de lanches, para que você recupere o foco e concentração e consiga finalizar todas as atividades diárias.

 

– Auxilia no controle de glicose:

Caso você tenha diabetes, buscar a orientação de um profissional geralmente inclui a mudança alimentar e para melhores resultados, evitando até o uso de medicamentos.

Seja para tratar a diabetes ou para evitar a doença, o consumo de grãos é essencial. Preferencialmente as versões integrais.

Devido a lenta absorção, os grãos evitam os picos de glicose na corrente sanguínea, reduzindo a quantidade de açúcar no sangue.

Com isso, a insulina também sobre uma redução de produção no pâncreas, o que faz com que menos gorduras sejam absorvidas, evitando a obesidade, e facilitando a absorção das células corporais.

Frequentemente, os grãos são indicados para todos os tipos de pacientes, mas buscar orientação de um profissional vai te ajudar a entender quais as melhores opções para o seu quadro.

 

Melhores grãos e como consumir

Para finalizar esse post, vamos a uma lista básica de melhores grãos que você pode e deve consumir dentro de um cardápio balanceado:

  • Linhaça;
  • Chia;
  • Feijões;
  • Grão de bico;
  • Aveia;
  • Castanhas;
  • Centeio;
  • Oleaginosas;
  • Granola;
  • Cevada;
  • Amaranto;
  • Quinoa;
  • Arroz e massas integrais.

Para consumir os grãos diariamente, a dica é optar por porções pequenas nas principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar.

Por exemplo, você pode consumir arroz ou massa integrais no almoço/jantar, mas preferir a linhaça no café da manhã.

Além do mais, dá para incluir esses grãos nos lanches, como a chia e a granola com iogurte natural ou mesmo em sucos e shakes.

Figura 2 Photo by OLA Mishchenko on Unsplash

Já as castanhas e oleaginosas, podem compor o seu lanche. Juntamente com uma fruta ou outro.

O ideal é balancear o consumo, para que as opções sejam diversificadas e você seja capaz de aproveitar os benefícios individuais de cada alimento.

Do mesmo modo, esteja atento a quantidade de gorduras que ingere no dia. Já que as oleaginosas, por exemplo, devem ser de, no máximo, dez unidades por porção.

Na dúvida, buscar orientação de um profissional para melhores resultados garante a eficácia dos alimentos, os benefícios para a sua saúde e a facilidade na rotina.

 

Conclusão

Enfim, os benefícios dos grãos para a saúde são vários, garantindo o aumento na queima de gordura, mais vitaminas e minerais, mais saciedade e funcionamento intestinal, entre outros.

Para melhores resultados, você pode variar o cardápio semanal ou buscar orientação de um profissional quanto a outros grãos ou formas de consumo.

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Gastronomia